quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Papel do Pastor



"Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
"
1 Pedro 5:1-4
 
O papel do Pastor é descrito com três palavras:

1) Presbíteros (gr. presbyteros) é um termo que sugere o respeito e a estima devidos ao pastor em virtude de seu ofício divinamente instruído.



2) Pastor (gr. poimaino), usado como verbo no texto (pastoreai), descreve o ministério espiritual do pastor - alimentar, proteger, guiar e orar pelo rebanho de Deus.



3) Bispos (gr. episkopos) enfatiza responsabilidades administrativas .

Esses termos são sinônimos, mas cada um contém um aspecto distintivo no seu significado ao descrever o trabalho pastoral.

Quando fala aos presbíteros, Pedro se identifica tal qual presbíteros como eles, alguém que sabe das responsabilidades desse ofício por experiência própria.

O inimigo é como um leão que ronda a presa, "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" 1 Pedro 5:8.

Da mesma forma que os boieiros precisam ficar atentos para proteger o gado, os líderes da igreja devem zelar por aqueles que se encontram sob seus cuidados.

Devem fazê-lo não por ser um dever imposto a eles, mas porque Deus os chamou para servir desse modo.
 
Não devem considerar seu cargo de autoridade como ocasião para enriquecerem. Antes, devem se mostrar humildes e procurar servir outros, em vez de esperar ser servidos.

Pedro informa aos líderes que é sua função ser exemplos de humildade e serviço, a fim de se tornarem modelos do rebanho.

Seu papel não oferece grandes oportunidades de glória. Mas, um dia, o Supremo Pastor (Jesus) avaliará seu desempenho como seus pastores auxiliares e lhes concederá a imarcescível coroa de glória.

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
1 Pedro 5:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário