Ageu 2:3 - Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?
Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te,
Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra,
diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,
Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do
Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.
Assim que o novo templo começou a ser erguido em lugar do antigo, destruído, algumas pessoas, em sua nostalgia, lembravam-se da primeira glória. Recordavam-se, certamente, das lindas paredes estucadas com cedro, do revestimento de ouro e dos exuberantes mobiliários e acessórios que lá e encontravam.
O novo templo nada representava aos seus olhos.
O Senhor, porém, não desencorajou o povo de honrar os anos dourados do passado, mas, sim, o exortou a voltar os olhos para o presente. Desafiou os líderes e o povo, dizendo: esforçai-vos e trabalhai; porque eu sou convosco.
O novo prédio não traria, naturalmente, de volta os dias de Salomão, mas haveria ali, sem dúvida, um novo templo de que o povo poderia também se orgulhar.
Frequentemente, as Escrituras nos levam a honrar ao passado ao mesmo tempo em que nos conclamam a enfrentar a realidade do presente.
Deus trabalha hoje tal como trabalhou ontem. Seu Espírito permanece sempre conosco do mesmo modo que permaneceu com os crentes do passado.
João 14:16-17- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que
fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o
vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Se houver cooperação entre nós e a obra que o Espírito Santo esteja realizando, poderemos glorificar mais ainda a Deus e exercer um ministério ainda maior do que tudo o que até aqui já fizemos.
Fonte: O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento - Central Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário