sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Como discutir com o seu cônjuge



Destruidores da Comunicação:

·      Descrição negativa do problema: Uma colocação muito longa, muito vaga ou muito emotiva do problema.

·      Reclamações cruzadas: em vez de ouvir a queixa do cônjuge, você o interrompe imediatamente com sua própria queixa. Por exemplo: “Então você acha que eu não te escuto, heim? Você nunca quer discutir as coisas realmente importantes”.

·      Crítica: Estar sempre apontando as falhas do cônjuge não ajuda, mesmo que você ache que seja uma crítica “construtiva”. Observe seu tom de voz, porque muitas vezes isso fala tanto ou muito mais do que as palavras.

·      Exagero: Frases que empregam palavras como “sempre” ou “nunca”. “Você sempre envolve minha mãe”; “Você nunca considera meus sentimentos”. Você não traz nenhum benefício para seu casamento aumentando os fatos ou fazendo generalizações exageradas.

·      Leitura de pensamentos errônea: Isso na hipótese de você saber o que se passa na mente do cônjuge, acusando-o de falsos motivos. Já que você tem de supor, suponha que os motivos dele são honestos. Faça tudo o que puder para evitar afirmações sobre as quais você só poderia ter certeza se tivesse acesso à mente do cônjuge – declarações do tipo: “Você faz só para que eu me sinta mal”.

·      Falar demais: Recusar dar ao cônjuge “tempo igual”, monopolizando a conversa.

·      Acusação: Sempre tentar atribuir a culpa e nunca estar disposto a compartilhá-la.

·      Definição do problema: Prolongar-se na exposição do problema ou concentrar-se no passado, em vez de procurar soluções positivas.

·      Desvio do foco da discussão: Fazer colocações irrelevantes que refletem a incapacidade de se concentrar em um ponto durante a discussão dos problemas. Ou usar de argumentos que saltam de um problema para outro, em vez de manter o foco na questão que está sendo discutida.

Você pode perceber como esses comportamentos negativos podem ser prejudiciais ao casamento. Se você está agindo conforme um desses padrões, se esforce para conter-se, retrate-se e procure abordar as questões de forma mais positiva.

Fonte: Livro – Traits of a Happy Couple – Dr. Larry Halter

Nenhum comentário:

Postar um comentário