quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Relacionamentos dirigidos por Deus

Sete bons sinais de um amigo desejável

1. Um amigo desejável lhe diz a verdade em amor. "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27:6).

2. Um amigo desejável lhe dá bons conselhos. "Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial" (Provérbios 27:9).

3. Um amigo desejável a refina. "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).

4. Um amigo desejável ajuda você a crescer em sabedoria. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20).

5. Um amigo desejável é chegado a você. "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).

6. Um amigo desejável ama e apoia você. "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17).

7. Um amigo desejável é socorro em tempos de dificuldade. "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante" (Eclesiastes 4:9,10).

Se você tem amigos com essas qualidades, proteja essas amizades com orações. Se você tem amigos com qualidades nada desejáveis, precisa orar por eles também.


Sete sinais de um amigo indesejável

1. Um amigo indesejável é imoral e não tem consideração pelos outros. "Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idolatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais" (1Coríntios 5:11).

2. Um amigo indesejável é inconstante e instável. "Não te associes com os revoltosos. Porque de repente se levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?" (Provérbios 24:21,22).

3. Um amigo indesejável está sempre irado. "Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma" (Provérbios 22:24,25).

4. Um amigo indesejável dá conselhos ímpios. "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmos 1:1).

5. Um amigo indesejável é um incrédulo iníquo. "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (2 Coríntios 6:14,15).

6. Um amigo indesejável é um insensato. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20).

7. Um amigo indesejável é irreverente para com Deus e suas leis. "Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos" (Salmos 119:63).

Se você tem amigos com características como essas, peça a Deus que lhe envie novos amigos e enquanto você ora para que os antigos sejam transformados.


Ore por seus relacionamentos


Nos relacionamentos, os ferimentos graves com frequência podem ser fatais. Mesmo quando as relações não são completamente destruídas, as feridas podem levar anos para sarar. É mais fácil proteger os relacionamentos com orações do que consertá-los. A maneira como aprendemos a lidar, viver e interagir com nossos relacionamentos ao longo de nosso crescimento será levada para a idade adulta e afeta cada um de nossos relacionamentos importantes ou chegados no presente. E talvez seja exatamente dessa forma que o diabo tente destrui-los. 

Peça a Deus para que a faça uma boa amiga para outras pessoas e lhe dê um coração puro e amoroso em todos os seus relacionamentos. Ore especialmente pelas pessoas com as quais você vive. A Bíblia diz que "toda ...casa dividida contra si mesma não subsistirá" (Mateus 12:25). Não é possível ter paz, se você está vivendo em discórdia com alguém em seu lar.

Não deixe seus relacionamentos por conta do acaso. Ore para que pessoas tementes a Deus venham a fazer parte de sua vida, pessoas com as quais você possa associar-se. Não force relacionamentos, ore para eles acontecerem. Então, quando se iniciarem, cuide deles com orações. Isso não significa que você precisa ter uma porção de amigos. Há uma grande força em um pequeno número de pessoas quando estão envolvidas e são firmes no Senhor. A qualidade de seus relacionamentos é mais importante do que a quantidade.

Ao longo de toda a sua vida, os relacionamentos serão essenciais para sua felicidade. Não é saudável ficar isolada, emocional ou espiritualmente. Os relacionamentos corretos a enriquecerão e lhe proporcionarão equilíbrio e perspectiva saudável. Pessoas tementes a Deus ajudam você a andar na direção certa, e a bondade delas será passada para você. A qualidade de seus relacionamentos determina a qualidade de sua vida. E isso é algo digno de oração.


Fonte: Livro "O Poder da Mulher que Ora - Stormie Omartian"

Nenhum comentário:

Postar um comentário