quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Preservando-se em Pureza e Santidade


Sete boas maneiras de viver em santidade

1. Santidade significa separar-se do mundo. Isso não quer dizer que você vai morar no alto da montanha, isolar-se e jamais falar com alguém que não seja cristã. Significa que seu coração se desliga do sistema de valores do mundo. Em vez disso, você dá valor às coisas que Deus valoriza acima de tudo. As consequências por não fazê-lo são sérias. "Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). Quem quer ser inimigo de Deus?
Sei que é difícil se separar do mundo quando você vive nele. No entanto, se esse é o desejo de seu coração, você pode pedir a Deus para ajudá-la. É claro que você precisa optar por não assistir a certos programas de TV, não assistir a certos filmes, não ler certas revistas e não frequentar certos lugares. "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo" (1João 2:15,16). Peça a Deus que a ajude a se separar das coisas do mundo e a aprender a amar o Senhor mais do que você ama o mundo.

2. Santidade significa purificar-se. Purificar-se não quer dizer vestir uma túnica branca para cobrir tudo o que não é santo em você. Significa pedir a Deus, que é santo, para purificar seu coração. E lá que começa tudo o que não é santo. Purificarmo-nos significa fazermos um balanço de nossa vida, nossos pensamentos, nossas ações, nossos relacionamentos e negócios e limparmo-nos de qualquer coisa que nos contamine. É um processo que realizamos ativamente. Isso significa que decidimos ser moral e eticamente puras. "E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro" (1 João 3:3).
Quando Deus disse: "santos sereis" (Levítico 19:2), as ordens que ele deu depois disso estavam relacionadas a não roubar, mentir, defraudar, ser maledicente, buscar vingança e não cair em idolatria. Isso quer dizer que precisamos dar passos específicos a fim de não termos um estilo de vida impuro. Devemos deliberadamente nos afastar de qualquer coisa que glorifique a imoralidade ou que não seja santa. "Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:15,16). Ore para ser capaz de esquadrinhar e avaliar seus caminhos e voltar-se para o Senhor (Lamentações 3:40).

3. Santidade significa viver no Espírito e não na carne. Nossos pensamentos carnais nos desqualificam tanto quanto nossas ações. Temos inveja de alguém? Estamos em conflitos? Há divisões não resolvidas em nosso meio? Damos espaço ao pecado intencionalmente? Se esse é o caso, então estamos vivendo na carne. E isso nos destruirá. "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:5-8).
Quando você observa honestamente os frutos de sua vida, você pode ver, a partir do que está colhendo, se semeou para a carne ou para o Espírito. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna" (Gálatas 6:7,8). Ore para que Deus a ajude a viver no Espírito e não na carne.

4. Santidade significa manter distância da imoralidade sexual. A maior mentira que nossa sociedade aceita cegamente é de que é correto cometer pecado sexual. Deve ser triste para o Espírito Santo ver quantas mulheres se contentam com muito menos do que Deus tem para elas porque acreditaram nessa mentira. Por exemplo, uma geração iludida acredita que praticar sexo oral com alguém com quem não se é casado não constitui sexo, portanto é possível entregar-se à carne e não colher as consequências. "Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia" (Provérbios 30:12). Mesmo que estejam seguros de não conceber uma criança, certamente concebem a morte em sua alma e, então, perguntam-se, depois que se casam, por que se apaga a paixão em seu casamento. A santidade significa não ser vítima da moda ou de tendências em pensamentos e atos. "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus" (1 Tessalonicenses 4:3-5). Peça a Deus que a ajude a manter-se sexualmente pura em sua mente, alma e corpo.

5. Santidade significa ser santificada por Jesus. Uma vez que aceitamos a Jesus, não podemos continuar a viver conforme nosso antigo estilo de vida pecaminoso. Agora que temos Jesus vivendo dentro de nós e seu Espírito Santo nos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos santificadas pela oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas (Hebreus 10:10). "Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados" (Hebreus 10:14). Isso não significa que não precisamos mais nos preocupar com o pecado e que podemos fazer o que bem entendermos, pois Jesus já cuidou de tudo. Significa, sim, que devemos continuar a permanecer nele e pedir a Deus que nos ajude a viver dentro de tudo aquilo que ele pagou por nós na cruz.

6. Santidade significa andar com Deus. Quando não procuramos caminhar com Deus e ter um estilo de vida de pureza e paz, não somos capazes de ver o Senhor com qualquer clareza. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14). Ter estima pela santidade de Deus e viver em pureza é a única maneira de podermos ficar perto dele. "Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente" (Salmos 24:3,4). "Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo" (Levítico 10:3). Não há nada mais importante do que estar perto de Deus.
Há um momento na vida de todas nós em que ficamos desesperadas por saber que Deus está perto e que ouve nossas orações e lhes responderá. Não teremos tempo para nos acertarmos com Deus; teremos de estar em ordem com ele. "Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele" (Salmos 4:3). Se queremos ver nossas orações sendo respondidas no futuro, o momento de começar a viver uma vida reta, pura e santa é agora.

7. Santidade significa deixar que Deus guarde você do pecado. Santidade não é algo que você põe e tira como um chapéu. Ela é a vontade de Deus para nossa vida e algo que Deus planejou para nós desde o princípio: "Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1:4,5). Deus criou uma forma de vivermos em santidade. E ele pode nos manter santas. Quando nosso coração deseja viver em pureza e fazer a coisa certa, Deus nos guardará de cairmos em pecado.
Quando Abraão disse ao rei Abimeleque que Sara era sua irmã e não sua esposa, Abimeleque a levou para sua casa. Contudo Deus disse a Abimeleque num sonho que ele em breve morreria, pois havia tomado a esposa de outro homem. Abimeleque disse: "Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso" (Gênesis 20:5).
Deus respondeu a Abimeleque: "Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses" (Gênesis 20:6).
Quando vivemos corretamente, Deus nos guarda do pecado.

É somente pela graça de Deus que podemos viver em santidade, mesmo depois que resolvemos fazê-lo. Isso porque Deus nos capacita para que façamos aquilo que ele nos pede. No entanto, ainda assim precisamos pedir-lhe que nos capacite. Deus quer saber que sua santidade é importante o suficiente para que a busquemos. As pessoas são impelidas para a santidade porque ela é atraente, mesmo que essas pessoas resistam à presença da santidade em sua própria vida. Peça a Deus que realce sua beleza com a beleza da santidade dele.



Fonte: Livro "O Poder da Mulher que Ora - Stormie Omartian"

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Frutificando no Espírito


Nove boas maneiras de produzir uma excelente colheita

1. Plante sementes de amor. Peça a Deus para plantar o amor dele em você de maneira tão profunda e poderosa que você possa experimentá-lo plenamente. Peça também que o amor dele flua por seu intermédio para as outras pessoas. Jesus disse: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (João 15:10). Peça a Deus que a ajude a obedecer a suas leis para que nada impeça a plenitude do amor dele de florescer em você.

2. Plante sementes de alegria. A alegria não tem nada a ver com as circunstâncias. Você pode ter alegria apesar de problemas difíceis e dolorosos, pois a alegria surge de um relacionamento próximo e íntimo com o Senhor. Você não pode ter alegria se se sentir separada de Deus ou não confiar nas promessas dele para você. Jesus disse: "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11). Quando você vive na alegria do Senhor, você espera que Deus fará algo maior em sua vida. Peça que a alegria do Senhor seja plantada em você e se manifeste por meio de sua vida, a fim de que sua lavoura se espalhe por toda a parte, até os campos ao seu redor.

3. Plante sementes de paz. Ore para que a presença do Senhor plantada em sua vida ofereça paz que excede o entendimento. Ore para que essa paz se fortaleça e prevaleça quaisquer que sejam as circunstâncias em que você se encontra. "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filemom 4:7). Só podemos ter verdadeira paz se vivermos num relacionamento correto com Deus. Peça a Deus que a ajude a conhecer sua paz de maneira tão poderosa que traga paz aos outros ao seu redor.

4. Plante sementes de paciência. Por que você acha que é importante que Deus cultive em nós a paciência? Porque o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso. Ele está sempre fazendo mais do que vemos ou sabemos, portanto devemos confiar nele com relação ao tempo em que leva para fazer com que as coisas aconteçam. Deus nos aperfeiçoa e nos refina antes de nos conduzir a tudo aquilo que ele tem para nós, e isso leva tempo. "Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas" (Hebreus 6:12). "Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:4). "É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma" (Lucas 21:19). Outra palavra para paciência é longanimidade. O termo diz tudo: longo ânimo. Quando você sofre durante longo tempo, significa que suporta mais coisas do que gostaria. Peça que a paciência de Deus esteja arraigada em sua alma de tal modo que nada do que você tenha de suportar venha a arrancá-la de lá.

5. Plante sementes de bondade. Você pode escolher o que planta em sua terra. Você pega as sementes que deseja e as coloca no solo, e Deus as faz crescer. A bondade é algo que você precisa plantar intencionalmente. Ou, em outras palavras, a bondade é algo que você precisa escolher vestir, como uma roupa. "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade" (Colossenses 3:12). O ato supremo de bondade foi Jesus ter dado sua vida por nós. Ore para que esse tipo de bondade cresça dentro de você a fim de que também possa dar sua vida por outros com atos de bondade.

6. Plante sementes de benevolência. Quando a benevolência de Deus é semeada em nossa alma, leva a produzir boas obras. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más" (Mateus 12:35). "Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons" (Mateus 7:17,18). Peça a Deus que a ajude a habitar nele para que a benevolência dele cresça em você. Quando ela crescer em seu coração, coisas boas virão de sua vida.

7. Plante sementes de fidelidade. Quando somos inabaláveis, constantes, seguras, confiáveis, leais, quando as pessoas podem depender de nós e fazemos o que é certo a qualquer preço, demonstramos fidelidade. "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito" (Lucas 16:10). Ore para que a fidelidade de Deus continue a se fortalecer dentro de você a cada dia de sua vida. Peça que a fidelidade dele fortaleça todos com quem você tiver contato e inspire os outros a também ser mais fiéis.

8. Plante sementes de mansidão. Quando somos petulantes e arrogantes, fazemos as pessoas se sentirem mal conosco e com elas mesmas. A mansidão é uma brandura humilde que é calma, tranquilizadora, pacífica e agradável de se ter por perto. A Bíblia diz: "É necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos" (2 Timóteo 2:24). "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento" (Tiago 3:17). Ter consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros ao demonstrar mansidão mostra que você está respondendo ao Espírito de Deus e que aquilo que foi plantado em você está criando raízes. Ore para que você possa ser tão mansa quanto foi Jesus (2 Coríntios 10:1).

9. Plante sementes de domínio próprio. O domínio próprio não é frágil como a planta do morango; é grande e forte como a macieira. Só Deus pode cultivar algo tão grandioso em você e fazer dar frutos. A falta de domínio próprio significa que você faz o que bem entende sem considerar as consequências. Ore para que não lhe falte determinação diante das forças que agem sobre sua alma. "Associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade" (2 Pedro 1:5,6). Peça a Deus que cultive em você um domínio próprio que crescerá como uma árvore de força. Peça-lhe que ajude você a governar suas paixões, desejos e emoções, sujeitando-as ao Espírito Santo. Ele lhe dará a disciplina necessária.

Se você não tem dado frutos do Espírito em sua vida como gostaria, peça a Deus que a ajude a plantar boas sementes e a arrancar qualquer erva daninha que esteja crescendo ao redor de sua alma. Nutra o solo do seu coração com o alimento da Palavra de Deus e peça ao Espírito Santo que o regue novamente a cada dia. Enquanto você permanecer fielmente na videira verdadeira, garanto-lhe que você produzirá uma safra de frutos espirituais que encherão seu Pai celeste de orgulho.



Fonte: Livro "O Poder da Mulher que Ora - Stormie Omartian"

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ORAÇÃO: Senhor Abençoa-me em Meu Trabalho


Minha Oração a Deus


Senhor,

Peço-te que me mostres qual é o trabalho que devo fazer. Caso seja algo diferente do que estou fazendo agora, revela-me. Se é algo que devo fazer além do que já estou fazendo, revela-me também. Seja o que for que tu me chamaste para fazer agora e no futuro, peço-te que me dês força e energia para fazê-lo bem. Capacita-me para que possa realizar meu trabalho com sucesso. Que eu possa encontrar grande realização e satisfação em todos os aspectos dele, mesmo nas partes mais difíceis e desagradáveis.

Obrigada porque em todo trabalho há algum proveito (Provérbios 14:23). Peço-te que as recompensas de meu trabalho sejam grandes. Que eu possa receber compensação justa e rica vinda dos depósitos de tua abundância. Abençoa as pessoas para as quais e com as quais trabalho. Que eu possa ser uma bênção para cada uma delas. Ao estar em contato com outras pessoas em meu trabalho, peço-te que teu amor e tua paz fluam por meu intermédio e falem alto de tua bondade. Capacita-me para levá-las ao teu reino.

Senhor, agradeço-te as habilidades que tu me deste. Ajuda-me a crescer e melhorar os pontos em que me falta habilidade, para que possa fazer bem meu trabalho. Ensina-me a alcançar a excelência, a fim de que aquilo que eu faço possa ser agradável às outras pessoas. Abre portas para que eu tenha oportunidade de usar minhas habilidades e fecha as portas pelas quais não devo passar. Dá-me sabedoria e direção sobre isso.

Entrego meu trabalho a ti, Senhor, sabendo que tu o estabelecer ás (Provérbios 16:3). Que eu possa sempre amar o trabalho que faço e fazer o trabalho que amo. De acordo com tua Palavra, peço-te que não me falte diligência em meu trabalho, mas que permaneça fervorosa de espírito, servindo-te em tudo o que fizer (Romanos 12:11). Estabelece as obras de minhas mãos, para que aquilo que eu faço encontre favor entre os outros e seja uma bênção para muitos. Que eu possa ser sempre para tua glória.



Fonte: Livro "O Poder da Mulher que Ora - Stormie Omartian"

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como Ser Uma Verdadeira Adoradora

 Vinte bons motivos para adorar a Deus


1. Ele perdoa minhas iniquidades.
2. Ele sara minhas enfermidades.
3. Ele redime minha vida da morte.
4. Ele me coroa de graça e misericórdia.
5. Ele me farta de bens.
6. Ele faz justiça e julga a todos os oprimidos.
7. Ele manifesta seus caminhos.
8. Ele é misericordioso.
9. Ele é compassivo.
10. Ele é longânimo.
11. Ele não nos repreende para sempre.
12. Ele não conserva para sempre sua ira.
13. Ele não nos trata de acordo com nossas iniquidades.
14. Ele tem misericórdia para com os que o temem.
15. Ele afasta de nós nossas transgressões.
16. Ele se compadece de nós.
17. Ele se lembra de que somos pó.
18. Sua misericórdia é eterna.
19. Ele abençoa os filhos e os netos daqueles que lhe obedecem.
20. Ele domina sobre tudo e estabeleceu seu trono nos céus.


Cinco maneiras divinas de adorar o Senhor

Deus deseja que dediquemos todo o nosso ser em adoração a ele, e deseja que o façamos do jeito dele.

1. Deus quer que cantemos louvores à Ele. "Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor" (Salmos 147:1). "Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico" (Salmos 100:2).

2. Deus quer que levantemos as mãos à Ele. "Erguei as mãos para o santuário e bendizei ao SENHOR" (Salmos 134:2).

3. Deus quer que falemos palavras de louvor à Ele. "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13:15).

4. Deus quer que o louvemos com danças e instrumentos. "Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros" (Salmos 150:3-5).

5. Deus quer que o louvemos junto com outros cristãos. "A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação" (Hebreus 2:12).

Louvar e adorar a Deus com outros cristãos é uma das coisas mais poderosas e significativas que podemos fazer em nossa vida. A adoração em conjunto faz com que cadeias sejam quebradas e abre caminho em nós para mudanças maravilhosas que, de outro modo, talvez nunca ocorressem. Quando adoramos a Deus em conjunto, ocorre uma dinâmica poderosa no reino espiritual que não pode acontecer de nenhuma outra maneira.

Não importa em que contexto de igreja você está ou já esteve, peça a Deus que a transforme numa verdadeira adoradora. É isso que ele quer de você. Entregue-se completamente à adoração e ao louvor. Enquanto você tiver fôlego, pode regozijar-se sempre, orar sem cessar, em tudo dar graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você (1 Tessalonicenses 5:16-18). Os cânticos de adoração que você entoa sem parar em seu coração ao longo do dia vão encher sua alma à noite.


Fonte: Livro "O Poder da Mulher que Ora - Stormie Omartian"

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ORAÇÃO: Senhor Instrui-me Enquanto Coloco Minha Vida em Ordem

Minha Oração a Deus
Senhor,

Peço-te que me ajudes a por minha vida na devida ordem. Desejo sempre colocar-te em primeiro lugar acima de todas as outras coisas em minha vida. Ensina-me como amar-te de todo coração, mente e alma. Mostra-me quando não estou fazendo isso. Não quero ter nenhum outro deus além de ti em minha vida. Mostra-me se tenho adorado algum ídolo. Meu desejo é servir a Ti e a mais ninguém. Ajuda-me a viver de acordo com esse propósito.

Dá-me um coração submisso. Ajuda-me a submeter-me às autoridades governantes e às pessoas certas em minha família, meu trabalho e minha igreja. Mostra-me quais devem ser as autoridades espirituais corretas em minha vida. Faze com que eu crie raízes na igreja que desejas para mim. Ajuda-me a estar devidamente alinhada em todas as áreas de minha vida, sujeitando-me de boa vontade a outros quando devo fazê-lo. Mostra-me claramente a quem eu devo ser submissa e de que maneira. Dá-me discernimento e sabedoria sobre isso. Mostra-me quando não estou me submetendo às pessoas certas da maneira correta.

Sei que, se minha vida não estiver dentro da ordem correta, não receberei as bênçãos que tu tens para mim. Contudo, sei também que, se eu te buscar em primeiro lugar, tudo de que preciso será acrescentado (Mateus 6:33). No dia de hoje, eu te busco em primeiro lugar e peço-te que tu me capacites para que eu coloque minha vida em perfeita ordem. Que eu jamais venha a sair da cobertura de proteção espiritual que tu colocaste em minha vida.


As Promessas de Deus para Mim

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33

Quem acha a sua vida, perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.
Mateus 10:39

Outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.
1 Pedro 5:5

Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
1 João 4:21

Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isso com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
Hebreus 13:17 
Fonte: Livro "O Poder da Mulher que Ora - Stormie Omartian"